quinta-feira, 30 de abril de 2015

ESTRUTURA DO PROJETO

PRESERVAR O MEIO AMBIENTE É UM ATO DE PAZ!

PROJETO: MEIO AMBIENTE, EU E MINHA COMUNIDADE

Maria Neusa Araújo Moura EEM

PROBLEMATIZAÇÃO
A crise ambiental identifica-se como crise civilizacional da modernidade, e pode ser contextualizada como consequência da adoção de um modelo de civilização preponderantemente econômico, tecnológico e cultural. Sendo assim, é fundamental que se compreenda que a crise ambiental porque passa a humanidade evidencia o conflito criado historicamente, entre desenvolvimento econômico e meio ambiente. Neste sentido, a escola tem por finalidade assumir frente à comunidade um papel transformador da realidade, de fomentar ações socioeducativas em seu processo de ensino e aprendizagem para poder conscientizar além de educar, para poder politizar além de fornecer uma série de informações em forma de conhecimento.

METODOLOGIA
Diagnosticar por meio de pesquisa de campo a situação da utilização dos recursos disponíveis na escola, a fim de estabelecer um parâmetro para as intervenções a serem realizadas pela comunidade escolar no decorrer das ações do projeto, com foco na economia de água e de energia, coleta de resíduos e melhoria da conservação da biodiversidade.

RELEVÂNCIA DO PROJETO
A Educação Ambiental deve ser entendida como processo por meio do qual o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente e à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade. O presente projeto visa, portanto, sensibilizar e envolver a comunidade escolar para que ajam de modo responsável e com consciência, conservando o ambiente saudável no presente e para o futuro.

CONSIDERAÇÕES FINAIS
Pretende-se com a prática da Educação Ambiental, através de atividades pedagógicas, mobilizar todos os agentes da comunidade escolar e sociedade a praticarem hábitos viáveis de preservação e conservação do meio ambiente local, bem como melhorar a qualidade de vida e possibilitar o exercício da cidadania.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BRASIL. RESOLUÇÃO Nº 2, DE 15 DE JUNHO DE 2012, que estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental. DOU nº 116, Seção 1, págs. 70-71 de
18/06/2012.
BRASIL. Ministério da Educação. Vamos cuidar do Brasil: conceitos e práticas em educação ambiental na escola. Brasília: UNESCO, 2007.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: meio ambiente, saúde / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC, 1997.

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